terça-feira, 28 de maio de 2013

Coma o sapo mais gordo primeiro





Todos nós em maior ou menor grau temos que administrar o nosso tempo de forma eficaz de modo a nos sentirmos produtivos, tendo atingido nossos objetivos no fim do dia. Uma das dicas para fazer isso segundo os especialistas no assunto é "comer o sapo" (eat the frog, em ingles). O sapo tanto em português como em ingles representa aquelas coisas desagradáveis que temos fazer de um jeito ou de outro - tarefas chatas, cansativas, demoradas, ou aquela conversa que sabemos que muito provavelmente será dificil e frustrante como cobrar o cliente que não pagou, o fornecedor que não entregou, o funcionário que não cumpriu a sua parte, ou aquelas situações em que nos sentimos com medo de ser rejeitados, caso típico dos profissionais de vendas.

Já foi constatado que uma das características marcantes das pessoas bem sucedidas é que elas enfrentam as tarefas desagradáveis e se livram delas rapidamente ao passo que as pessoas não tão bem sucedidas costumam adiar e até mesmo evitar completamente as tarefas desagradáveis ou potencialmente desconfortáveis, e como consequência não alcançam os resultados esperados.

Se é verdade que o segredo do o sucesso é comer o sapo, a regra de ouro é comer o sapo mais gordo (e mais desagradável) primeiro. Parece óbvio e fácil mas na prática nossa predisposição genética para buscar o  prazer e evitar a dor transforma essa simples tarefa num dos 12 trabalhos de Hércules.

Quando nos livramos das coisas desagradáveis nós sobra tempo e espaço tanto fisicamente como mentalmente  e assim nos sentimos mais disponíveis para realizar as demais tarefas, e o dia rende muito mais. A sensação de realização é fantástica. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário