Cheguei em Akosombo no dia 11 de maio de 1963, o exato dia em que eu completei 4 anos de idade. Meu pai me tirou pela janela da Kombi que nos levou do avião até o aeroporto, ou pelo menos essa é a minha memória. Eu não o via há muitos meses. Minha irmã tinha nascido no Rio de Janeiro em novembro e ele ainda não a conhecia.
Akosombo era a vila das empreiteiras que estavam construindo a usina hidrelétrica do Rio Volta, em Ghana, antiga Costa do Ouro nos tempos em que foi colônia britânica. Lá ficamos durante os 3 anos da obra. As casas construídas no meio do nada eram frequentemente visitadas por cobras e escorpiões, mas havia uma escola americana e um supermercado com tudo o que se pudesse comprar nos Estados Unidos e na Europa em especial morangos em lata que era a minha sobremesa favorita. Só havia mais uma família brasileira, as demais eram americanas, canadenses e italianas em sua maioria, mas também havia argentinos, turcos, nigerianos... Falava-se inglês, italiano, português e dialeto africano, e mais outros tantos idiomas. Viver nesse ambiente multicultural me marcou profundamente e trago até hoje um enorme interesse por todas as culturas, todas as raças, todos os credos, enfim, todas as manifestações do ser humano.
Ao longo da vida na minha busca pelo auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal naturalmente apresentei a mesma marca – um olhar aberto a tudo e todos, aprendendo sempre de todas as fontes seja no desenvolvimento espiritual e emocional, seja no desenvolvimento profissional e de negócios.
Meu objetivo disponibilizar neste ambiente virtual todas as referências, técnicas e filosofias que muito me ajudaram ao longo da minha trajetória e desejo que sejam úteis a todos aqueles que buscam uma vida mais harmoniosa e plena.
Vc vê amiga, nos conhecemos há longos anos, sabia de suas viagens pelo mundo junto com as obras q seu pai participava, mas não sabia os nomes nomes dos lugares. Akosombo, muito prazer! Imagine se tivéssemos tido Facebook desde q soubéssemos escrever no caso postar? Sua linha do tempo estaria lá para seus amigos saberem mais de vc e do mundo, pois estamos sempre aprendendo e esse é meu passatempo predileto.
ResponderExcluir