- Não fazer um plano de negócios. Ou fazer um muito complexo, difícil de explicar. Existem ferramentas como Canvas eficientes na organização de um modelo de negócios;
- Não entender o mercado onde vai atuar;
- Misturar as finanças da empresa com as pessoais;
- Pensar primeiro na estrutura, no escritório, na cadeira, no local e depois no modelo de negócios;
- Idealizar o negócio e não dividir com ninguém, perdendo a oportunidade de obter dicas importantes;
- Acreditar que se o negócio não existe no Brasil vai dar certo no Brasil;
- “Se achar” acima de qualquer coisa e não buscar capacitação para ser empreendedor;
- Achar que ter trabalhado em grandes corporações dá credenciais para ser empreendedor;
- Fazer sociedade por amizade e não por competência;
- Entrar num mercado ou negócio porque acha que vai dar dinheiro, mas não gosta;
- Não fazer uma reserva de sobrevivência até que o negócio se estabeleça;
- Fazer dívidas nos bancos para financiar o negócio;
- Contratar parentes por afinidade e não por competência;
- Não selecionar bem os funcionários,preferindo uma equipe mediana.
Ana Fontes é formada em propaganda na área de marketing por mais de 20 anos em multinacionais e foi participante do programa 10.000 Mulheres, do Goldman Sachs em parceria com a FGV. É fundadora do MyJobSpace- Coworking e da Rede Mulher Empreendedora, professora no curso 10.000 mulheres e colaboradora do FGVcenn.