sábado, 27 de julho de 2013

Tudo está no lugar certo


As 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.

Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.







A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.

Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.





A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.

Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.











E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.

Estamos nessa vida para viver inúmeras experiências, e se continuarmos sempre voltando as mesmas páginas deixaremos de ler outros livros maravilhosos que só estão aguardando por uma chance para entrar em nossas vidas. Por isso vire a última página sem dor no coração e pegue o próximo livro.
Surpresas maravilhosas estarão te esperando, basta você se permitir e começar a ler esse novo capitulo da sua vida.





terça-feira, 25 de junho de 2013

Tome 100% de responsabilidade sobre a sua vida

Os únicos elementos de que você dispõe na vida são VOCÊ MESMO e o MOMENTO PRESENTE.
Pare de culpar os outros pelos seus problemas e dificuldades, pelo que fizeram ou pelo que não fizeram: seus pais, seus namorados e cônjuges, seus filhos, seus chefes, seus subordinados, seus concorrentes, o governo, os impostos, a crise, o capitalismo, o socialismo, os americanos, os chineses, etc.
Elimine a queixa e a reclamação da sua vida.
Reconheça que você cria tudo o que acontece na sua vida. Você é a causa de todas as suas experiências e de todos os resultados que você obtêm na vida – positivos e negativos. Somente quando você reconhece que você é o criador da sua vida é que você pode tomar posse da sua vida e assumir o encargo de criar o futuro que você deseja.
Elimine todas as desculpas de sua vida. Você tem o poder de fazer diferente. Pergunte-se: como eu criei esta situação? Abandone a vitimização, pare de apresentar as razões pelas quais você não pode, não consegue, não faz, etc.
O passado é o passado, não pode ser mudado. Escolha agir como se você fosse 100% responsável por tudo o que lhe acontece.
Como eu criei isso? O que eu fiz? O que eu não fiz? O que eu disse? O que eu não disse? De que forma eu fiz com que aquela pessoa agisse dessa ou daquela maneira?
E+R=O
Event + Response = Outcome
Em português: Evento + Resposta = Resultado
Você tem duas opções: ou se queixa do evento ou muda a sua resposta
Para cada motivo apresentado pelo qual determinado resultado não é possível existem centenas de exemplos de pessoas que estiveram sujeitas às mesmas circunstâncias e foram bem sucedidas.
O único fator limitante é você mesmo.
Mude as imagens na sua cabeça. Mude seus pensamentos. Mude suas ações. Mude os seus hábitos e respostas condicionadas.
Tudo o que você vivencia hoje é resultado das escolhas que você fez no passado.
Se você continuar a fazer o que sempre fez continuará a obter os resultados que você sempre teve.
O dia em que você muda as suas respostas é o dia em que sua vida começa a melhorar.
Culpar os outros é uma perda de tempo. Não muda os  fatos e não muda ninguém. A única coisa que você pode mudar é a você mesmo.
Abandone definitivamente a reclamação. Se você reclama significa que você tem uma imagem de uma coisa melhor mas você não se arrisca a tomar as ações que são necessárias para criar essa nova realidade. As situações sobre as quais você reclama são as situações que você pode mudar mas que você escolheu não mudar porque envolve riscos – deixar o emprego, ficar sozinho, ser criticado ou julgado por outros, ser desaprovado, etc.
Se você quer ir de onde você está para onde você quer estar você tem que tomar esse risco. Reclamar é mais fácil, tem menos risco. E tipicamente reclamamos para a pessoa que menos pode agir sobre o evento.
Aja para melhorar a situação ou se retire. O mundo não te deve nada. Você tem que criar o mundo que você quer para você.
Tudo que lhe acontece é criado por você, diretamente pelas suas ações, ou indiretamente pelo que você deixa acontecer ao ficar passivo e deixar que as coisas aconteçam daquela forma.
Fique atento aos alertas amarelos, tanto internos como externos. Quando você percebe um alerta amarelo é hora de fazer algo desconfortável. Tipicamente você vai preferir ignorar o alerta e fazer o que é mais fácil, mais conveniente, mais confortável, que evita o confronto, mantem a paz do ambiente e evita os riscos.
As pessoas bem sucedidas encaram os fatos mais friamente. Elas fazem o que é desconfortável e tomam as ações necessárias para criar os resultados desejados. Eles não deixam o desastre acontecer para depois por a culpa nos outros pelos seus problemas.
Aja rapidamente em relação aos eventos da sua vida. Diga: eu me sinto capaz, eu estou no controle, eu posso fazer acontecer do jeito que eu quero.
A situação atual é resultado dos seus pensamentos e ações no passado. Mude os seus hábitos – o que você lê, o que você ouve, com quem você convive. Toda ação está sob o seu controle.
É simples, mas isso não significa que é fácil. Requer conscientização, dedicação, disciplina, disposição para experimentar e assumir riscos.
Você não pode melhorar sem feedback. Não tenha medo do feedback. A verdade é a verdade. É melhor que você a conheça de uma vez por todas.
Responda com sinceridade para você mesmo as seguintes perguntas:
- Como eu estou criando esta situação ou permitindo que ela seja criada?
- Quais são as atitudes que eu preciso reforçar? O que eu devo fazer mais?
- Quais são as atitudes que eu preciso evitar? O que eu devo fazer menos?
- O que eu estou fazendo que não está funcionando?
- O que eu não estou fazendo que eu preciso experimentar?

Olhe para os resultados que você está obtendo. Os resultados não mentem. Não se engane. Seja absolutamente honesto com você mesmo. Faça o seu próprio balanço.
Adaptado do texto de Jack Canfield

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Alcançar o sucesso é como fazer dieta

Os métodos para atingir o sucesso são iguais às dietas para perder peso: qualquer uma funciona desde que você façaE a chave está nessas duas palavras: “você” e “faça”.



 Primeiro: a única entidade capaz de trazer resultados para a sua vida é você mesmo. Não seus pais, seu cônjuge, seus empregadores, seus empregados, seus sócios, o governo, o clima, etc. Apenas você mesmo.

Segundo: para atingir resultados você tem que agir, fazer o que tem que ser feito. Pensamento positivo, leituras, estudos, meditações, visualizações são fundamentais para manter uma mente saudável e uma atitude vencedora, mas sem ações concretas nada pode se manifestar no mundo real.

E complementando a metáfora da dieta, não adianta deixar para 2ª feira, faça já! A única ferramenta que temos de fato para manifestarmos a nossa individualidade neste mundo é o momento presente. E é somente fazendo o que tem que ser feito a cada momento é que construímos o que desejamos em nosso futuro. Observe que os casos conhecidos de sucesso “do dia para a noite” levam de fato 10 a 20 anos para acontecer! O que normalmente vemos é a ponta do iceberg de um longo período de dedicação e comprometimento que para quem vê de fora parece “instantâneo”.


Então a receita é simples: para atingir o sucesso e a realização que você deseja na sua vida FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO AGORA!

Simples não quer dizer fácil. Se assim fosse todos os seres humanos seriam felizes e realizados. Tenho buscado referências e explicações nesse tema e experimentado muitas dicas e orientações. Acredito que cada um de nós tem plena capacidade de alcançar tudo aquilo que desejar. Portanto meu objetivo é compartilhar o meu aprendizado com o maior numero possível de pessoas, para que o simples se torne de fato possível.


domingo, 2 de junho de 2013

Quais os principais erros que o empreendedor deve evitar?

A empreendedora e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes* selecionou para as mulheres já donas de empresas ou que estão pensando em abrir um negócio, alguns erros mais comuns e que devem ser evitados por quem é empreendedora. Confira abaixo: 

  • Não fazer um plano de negócios. Ou fazer um muito complexo, difícil de explicar. Existem ferramentas como Canvas eficientes na organização de um modelo de negócios;
  • Não entender o mercado onde vai atuar;
  • Misturar as finanças da empresa com as pessoais;
  • Pensar primeiro na estrutura, no escritório, na cadeira, no local e depois no modelo de negócios;
  •  Idealizar o negócio e não dividir com ninguém, perdendo a oportunidade de obter dicas importantes;
  •  Acreditar que se o negócio não existe no Brasil vai dar certo no Brasil;
  •  “Se achar” acima de qualquer coisa e não buscar capacitação para ser empreendedor;
  • Achar que ter trabalhado em grandes corporações dá credenciais para ser empreendedor;
  • Fazer sociedade por amizade e não por competência;
  • Entrar num mercado ou negócio porque acha que vai dar dinheiro, mas não gosta;
  • Não fazer uma reserva de sobrevivência até que o negócio se estabeleça;
  • Fazer dívidas nos bancos para financiar o negócio;
  • Contratar parentes por afinidade e não por competência;
  • Não selecionar bem os funcionários,preferindo uma equipe mediana.




Ana Fontes é formada em propaganda na área de marketing por mais de 20 anos em multinacionais e foi participante do programa 10.000 Mulheres, do Goldman Sachs em parceria com a FGV. É fundadora do MyJobSpace- Coworking e da Rede Mulher Empreendedora, professora no curso 10.000 mulheres e colaboradora do FGVcenn.





quarta-feira, 29 de maio de 2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

Coma o sapo mais gordo primeiro





Todos nós em maior ou menor grau temos que administrar o nosso tempo de forma eficaz de modo a nos sentirmos produtivos, tendo atingido nossos objetivos no fim do dia. Uma das dicas para fazer isso segundo os especialistas no assunto é "comer o sapo" (eat the frog, em ingles). O sapo tanto em português como em ingles representa aquelas coisas desagradáveis que temos fazer de um jeito ou de outro - tarefas chatas, cansativas, demoradas, ou aquela conversa que sabemos que muito provavelmente será dificil e frustrante como cobrar o cliente que não pagou, o fornecedor que não entregou, o funcionário que não cumpriu a sua parte, ou aquelas situações em que nos sentimos com medo de ser rejeitados, caso típico dos profissionais de vendas.

Já foi constatado que uma das características marcantes das pessoas bem sucedidas é que elas enfrentam as tarefas desagradáveis e se livram delas rapidamente ao passo que as pessoas não tão bem sucedidas costumam adiar e até mesmo evitar completamente as tarefas desagradáveis ou potencialmente desconfortáveis, e como consequência não alcançam os resultados esperados.

Se é verdade que o segredo do o sucesso é comer o sapo, a regra de ouro é comer o sapo mais gordo (e mais desagradável) primeiro. Parece óbvio e fácil mas na prática nossa predisposição genética para buscar o  prazer e evitar a dor transforma essa simples tarefa num dos 12 trabalhos de Hércules.

Quando nos livramos das coisas desagradáveis nós sobra tempo e espaço tanto fisicamente como mentalmente  e assim nos sentimos mais disponíveis para realizar as demais tarefas, e o dia rende muito mais. A sensação de realização é fantástica. Experimente!